A temporada de férias pode provocar um enorme dano no fígado. A maioria de nós bebe e come muito mais nesta altura do que fizemos nos restantes meses de inverno, e é o fígado que aporta as consequências desse aumento de ingestão alimentar. Porque não dar-lhe alguma vitalidade? Descubra como pode “reiniciar” o seu fígado para o Ano Novo em apenas três dias.
Corte no álcool
O álcool coloca uma quantidade significativa de stress no fígado. O álcool é tóxico para o corpo, o que significa que o fígado é responsável por dividi-lo em formas mais seguras para que possa ser rapidamente eliminado. Quanto mais álcool bebe, mais o fígado tem que trabalhar, e portanto mais dano sofre neste processo. Ao cortar a bebida por três dias, permitirá ao fígado reparar alguns dos danos que possam ter sido causados.
Acabe com o açúcar
O excesso de açúcar e alimentos ricos em gordura refinados acumulados durante a quadra natalícia pode aumentar a inflamação no corpo. Algumas dessas calorias são armazenadas no fígado. Uma sobrecarga de calorias pode afectar bastante a saúde do fígado, uma vez que este tenta armazenar gordura para usá-la posteriormente. Ao livrar-se do açúcar refinado por três dias, a energia do fígado é focalizada para o corpo, diminuindo assim o esforço hepático.
Adicione limão à água
Água com limão é um componente-chave numa recuperação hepática rápida. Os limões são ricos em vitamina C, que actua como um antioxidante, neutralizando alguns dos efeitos prejudiciais da inflamação. Os excessos contínuos do Natal e passagem de ano podem danificar o corpo de variedade de maneiras, expondo o fígado a níveis mais elevados de inflamação que o normal. A água com limão é uma óptima maneira do fígado recuperar o “nível base”.
Fortaleça o pequeno-almoço
Consumir alimentos “não saudáveis” promove o aparecimento de “bactérias más” no intestino, o que pode dificultar uma boa saúde a longo prazo. Ao ingerir iogurte com culturas activas vivas, pode ajudar o corpo a recuperar um pouco do equilíbrio bacteriano perdido durante a época natalícia. Adicione ao iogurte um pouco de frutos vermelhos, como amoras, framboesas e cerejas pretas que são ricos em antioxidantes, que como já sabe, são fulcrais para reparação de inflamações.
Reformule o almoço e o jantar
Grande parte do processo de desintoxicação hepática está relacionado com o que colocamos no nosso prato. Concentre-se na tentativa de maximizar a presença de folhas verdes, acompanhadas de uma porção saudável de proteína animal magra. Couve-flor também é uma grande adição que contém nutrientes que podem ajudar o fígado nas suas funções de desintoxicação.
Experimente HEPADETOX
Um suplemento natural, que tem como base Alcachofra e Cardo Mariano, que são bastante eficazes contra processos de inflamações, intoxicações hepáticas, más digestões e fígado gordo. Apresenta assim funções desintoxicantes, hepatoprotectoras, digestivas, mobilizadoras de gordura e diuréticas.