Angina de peito
(sinónimo de angor pectoris): dor devido ao sofrimento do coração devido à oxigenação insuficiente. A cauda principal é a obstrução das artérias por aterosclerose.
Aterosclerose
Depósito de gorduras e de fibras nas paredes das artérias.
Artérias Coronárias
Artérias que alimentam o coração.
Arritmia
Irregularidade no ritmo cardíaco.
Bloqueio
Retardamento ou interrupção da passagem da corrente eléctrica do coração no seu trajecto do auriculo para os ventrículos.
Bradicardia
Abrandamento do ritmo cardíaco a menos de 50 batimentos/mm
Cardiopatia
Doença de coração, muscular, valvular, malformação ou de origem coronária.
Choque eléctrico
Método terapêutico que compreende uma descarga eléctrica que pode interromper as crises de taquicardia ou de uma fibrilação do miocárdio.
Coração-pulmão artificial
Sistema que assegura a oxigenação e a passagem do sangue nos órgãos vitais no momento das cirurgias ao coração.
Fibrilação
Perda da sincronização da contracção das fibras musculares do coração ocorrendo tanto nos aurículos, como nos ventrículos.
Enfarte
Destruição de uma parte do musculo cardíaco devido à paragem da circulação nestes tecidos.
Insuficiência cardíaca
Incapacidade para o coração assegurar a sua função de bomba, quer dizer, de enviar sangue suficiente ao nível dos diferentes órgãos para os alimentar.
Insuficiência coronária
Falta temporária ou permanente de aporte de sangue ao músculo cardíaco, falhando assim a quantidade de oxigénio necessário ao seu funcionamento.
Miocárdio
Músculo cardíaco.
Bypass
Intervenção que permite restabelecer a circulação normal na parte obstruída de uma artéria coronária através de uma veia safena proveniente de uma perna.
Taquicardia
Aceleração do ritmo cardíaco de 80 a mais de 100 batidas/mm. A taquicardia pode ser de origem supra ventricular (nascendo por baixo da bifurcação dos feixes de His), ventricular (por cima) nodular ou juncional (nasce ao nível do nó do aurículo-ventricular).