Durante a pandemia da corona vírus (covid-19), muitas questões foram levantadas em relação à saúde e, com isso, muitos debates foram realizados e um desses debates é se os suplementos alimentares sazonais são benéficos para o corpo ou não.
O que são suplementos alimentares?
Vamos começar com o básico: os suplementos alimentares incluem vitaminas, minerais, proteínas e produtos naturais que incluem ervas, extratos vegetais e óleos essenciais.
Os suplementos alimentares são benéficos para o corpo?
É uma pergunta complicada e é a essência do debate que está a ser discutindo, então vamos dividi-la em vários segmentos, como:
Vitaminas e minerais:
Vitaminas e minerais são nutrientes essenciais para o corpo (conhecidos como “micronutrientes” que contribuem para milhares de funções do corpo, e qualquer deficiência desses elementos essenciais leva a doenças graves.
Vitaminas e minerais no geral podem ser obtidas através de uma dieta saudável e variada, mas devido ao estilo de vida moderno, a maioria das pessoas não segue uma dieta saudável e equilibrada e sofre de deficiências de vitaminas e / ou minerais sem mesmo saber (alguns estudos encontraram baixos níveis de vitamina D e ferro, o que leva à anemia na população portuguesa, mesmo sem saber). ₂, ₃
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) identificou alguns dos papéis dessas vitaminas e até aprovou alegações de saúde para os produtos que as contêm, incluindo todas as vitaminas (vitaminas A, K, E, D, C e B).
Aqui estão alguns exemplos das alegações de saúde das vitaminas, de acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA): ₁
- O ácido pantoténico (vitamina B5) contribui para um desempenho mental normal
- A vitamina A contribui para a manutenção de uma visão normal
- A vitamina B12 contribui para o normal metabolismo produtor de energia
- A vitamina B6 contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso
- O zinco contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário
- O iodo contribui para uma normal função cognitiva
- O ferro contribui para a formação normal de glóbulos vermelhos e de hemoglobina
Esses são apenas alguns exemplos entre as centenas de alegações aprovadas pela EFSA para serem usadas nos produtos que contêm vitaminas e / ou minerais.