Ingredientes:
- 2 chávenas de chá de sobras de cuscuz
- 3 ovos
- 2 chávenas de chá de açúcar
- 3 chávenas de chá de leite ou de uma bebida de soja
- 1 colher de sopa de fermento para bolos
- 2 colheres de sopa de manteiga vegetal derretida
- 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Modo de preparação:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento e bata bem.
- Depois misture o fermento delicadamente e despeje numa forma untada e enfarinhada. Caso use uma forma de silicone, não precisa de fazer este passo.
- Coloque no forno pré aquecido na temperatura média.
- Coma frio ou quente.
Dicas:
– Este bolo, enquanto assa, tem tendência a subir um pouco por isso não encha muito a forma. Depois, ao arrefecer, é normal abaixar.
– Se quiser apostar numa alternativa mais saudável, use cuscuz integral, elaborado com sêmola de trigo integral. É uma ótima fonte de energia e muito rico em fibra, já que é um hidrato de carbono complexo. E, não se esqueça, a fibra só tem vantagens, equilibra o trânsito intestinal e diminui o colesterol.
– Se puder, opte pelo cuscuz de agricultura biológica. Tem garantias de melhor qualidade.
Notas:
– Esta é uma excelente receita para reutilizar o cuscuz que sobrou.
– Se não tem sobras de cuscuz mas quer mesmo experimentar esta receita, nada mais fácil. A forma de confecionar é muito simples e rápida. Coloque o cuscuz numa tigela generosa, regue com um fio de azeite e tempere de sal. Depois coloque água a ferver e tape. Deixe descansar durante 10 minutos e está pronto. O cuscuz já está cozinhado.
Curiosidades e informações sobre o cuscuz:
– É tradicionalmente usado como alimento base dos países do Norte de Áfricas ainda que hoje em dia seja consumido um pouco por todo o mundo.
– O cuscuz não é uma variedade de um cereal, ao contrário do que se pensa. É elaborado com sêmola e água, sendo esta mistura seca e depois reduzida a grânulos. Geralmente é feito a partir de sêmola de trigo mas também existe cuscuz feito com farinha de arroz ou de milho.
– Serve de acompanhamento e substitui o arroz, as batatas e massas, combinando bem com outros sabores. É também utilizado para elaborar sobremesas, como nesta receita.
– Herda as propriedades do trigo, com elevado teor de hidratos de carbono e rico em minerais (cálcio, magnésio, sódio, potássio, silício, zinco, entre outros) e vitaminas (A, B, K, D, entre outras).
– 100 gramas de cuscuz cozinhado tem 112 calorias
– Não é isento de glúten, logo não deve ser consumido por pessoas com doença celíaca.