Hipertensão arterial: conheça esta doença e como a controlar!

Hipertensão Arterial

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To hipertensão arterial é um problema que atinge grande parte dos portugueses. Contudo, são poucas as pessoas que compreendem inteiramente quais os seus riscos e como a podem controlar. Aliás, muitas pessoas nem sequer sabem que têm esta doença, uma vez que a hipertensão arterial pode não revelar sintomas durante algum tempo.

 

O que é a hipertensão arterial?

A hipertensão arterial acontece quando o valor máximo da pressão arterial é igual ou superior a 14 e o valor mínimo é 9. Esta doença pode ser originada por vários fatores, como a genética, e comportamentos e estilos de vida errados. Para aprender a controlar a hipertensão arterial, é importante que tenha conhecimento dos hábitos que estão na sua origem.

 

Hipertensão arterial: 6 fatores de risco!

  • Excesso de peso

Normalmente, o excesso de peso está associado à hipertensão arterial, devido a hábitos food não saudáveis. A ingestão de gorduras saturadas, os açúcares and sedentarismo são os principais motivos que contribuem para a hipertensão arterial. A fat que deve ter em mais atenção é a fat abdomen porque é a gordura que mais prejudica a saúde.

  • Consumo excessivo de sal

O excesso de sal é um dos problemas mais graves na prática alimentar dos portugueses. Em média, são ingeridos 15 a 20 gramas de sal por dia, quando devia ingerir-se no máximo 5 gramas.

O excesso de consumo de alimentos processados e industrializados também são prejudiciais por serem muito ricos em cloreto de sódio.

  • Ingestão de bebidas alcoólicas

Se ingerir um copo de vinho por dia até é benéfico para a health care, exceder essa quantidade tem o resultado contrário.

  • Demasiado stress no quotidiano

Andar nervoso nem sempre resulta na hipertensão arterial. No entanto, em algumas situações, o stress excessivo pode efetivamente provocar esta doença.

  • Tabagismo

Fumar pode não causar por si só hipertensão arterial. Contudo, se tiver esta doença e for fumador, a hipertensão arterial vai assumir um cenário muito mais preocupante e perigoso.

  • Colesterol ou diabetes

Estas duas doenças também não provocam hipertensão arterial por si mas podem prejudicar a situação, se combinadas.

 

5 dicas para controlar e regular a hipertensão arterial!

Agora que já sabe o que é a hipertensão arterial e quais os fatores de risco que a originam ou a agravam, é importante que saiba como a controlar.

Risque más práticas do seu dia-a-dia, adote healthy habits e veja a diferença. Esforce-se para controlar a sua pressão arterial bem como para manter os seus níveis regularizados. Agarre nestas 5 dicas e comece já amanhã!

  1. Aposte numa boa alimentação

Fazer uma alimentação equilibrada é a chave para controlar a hipertensão arterial. Reduza a ingestão de sódio, através da diminuição da quantidade de sal que põe na comida e do consumo de alimentos salgados, como o queijo, os enchidos, os aperitivos. Tenha como aliados o gengibre, as ervas aromáticas e o sumo de lemon, são ótimos substitutos para o sal.

Faça uma alimentação mais rica, que contenha muitos e variados legumes and fruit. As fiber and potássio são bons para reduzir a hipertensão arterial.

Beba water e hidrate-se diariamente. Quanto ao vinho, já aqui falamos, o seu consumo em doses moderadas, pode ser benéfico para a saúde e pode até mesmo ajudar a combater a hipertensão arterial.

  1. Pratique exercício com regularidade

Uma vez que o sedentarismo e o excesso de peso provocam hipertensão arterial, a prática de exercício regular irá ter o resultado contrário. Aposte essencialmente em exercícios de cárdio, como correr, nadar, andar de bicicleta. Faça pequenas mudanças no seu quotidiano como, por exemplo, subir as escadas ao invés de usar o elevador. Acredite que todos os pormenores contam para que note mais rapidamente os benefícios no seu corpo e no seu the well-being of.

A única ressalva que deixamos é para ter cuidado para não praticar exercícios que envolvam diferentes intensidades de força, uma vez que estes aumentam a pressão arterial.

  1. Elimine o tabaco

Como já vimos, as substâncias tóxicas do tabaco prejudicam a saúde, por isso elimine o mais rapidamente possível o tabaco para começar a reduzir a hipertensão arterial.

  1. Controle regularmente a sua pressão arterial

Para quem tem hipertensão arterial, é importante manter um controlo apertado dos seus níveis, uma vez que esta doença não tem sintomas. Meça a sua tensão arterial e vá ao médico frequentemente.

  1. Adote um estilo de vida saudável

Atualmente, é difícil eliminar por completo o stress do quotidiano. No entanto, comece a implementar práticas mais relaxantes na sua rotina para combater a hipertensão arterial. A meditação, por exemplo, é uma ótima forma de aliviar o stress. Medite duas vezes por dia, durante 20 minutos, para que comece a sentir mudanças na sua saúde.

 

Curar por completo a hipertensão arterial é uma tarefa difícil mas agora que já tem conhecimento do que provoca esta doença e que medidas adotar para a combater, é muito mais fácil controlá-la. Sublinhamos que medir frequentemente a sua pressão arterial é muito importante para saber em que ponto está a sua hipertensão arterial à medida que vai implementando estas práticas saudáveis.

Existe muita informação sobre novos hábitos que deve adotar para ser mais saudável. No entanto, nem toda a informação está atualizada ou correta. Por isso, subscreva o nosso blog para obter informações fidedignas relacionados com saúde, bem-estar e estilo de vida saudável.

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