Anorexia nervosa

Table of contents

Anorexia nervosa é um transtorno alimentar através do qual se tenta atingir a magreza levando a pessoa a recorrer a várias formas para perder peso, tendo como consequência uma significativa redução de peso corporal. As pessoas anoréxicas evitam ao máximo engordar mesmo estando extremamente magras.
Em cerca de 90% dos casos, este transtorno envolve mulheres adolescentes e adultas jovens, com idades entre os 12 e os 20 anos.
É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte.

Quais são as causas?

Não existe uma causa única para explicar o desenvolvimento da anorexia nervosa.
Este síndrome é considerado resultante de uma série de factores biológicos, psicológicos, familiares e culturais.
Alguns estudos indicam que a extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais está fortemente associada à ocorrência desses quadros.

Como se desenvolve?

A preocupação com o peso e a forma corporal leva a adolescente a iniciar uma dieta progressivamente mais selectiva, evitando ao máximo alimentos com elevado valor calórico.
Também podem recorrer a exercícios físicos excessivos, vómitos ou jejum.
Apesar de estar extremamente magra, a pessoa sente-se gorda acabando por se tornar escrava das calorias e de rituais em relação à comida. Isola-se da família e dos amigos, ficando cada vez mais triste, irritada e ansiosa. Dificilmente, a pessoa admite ter problemas e não aceita ajuda de forma alguma. A família às vezes demora a perceber que algo está errado; podendo assim, as pessoas com anorexia nervosa não receber tratamento médico, até que se tenham tornado muito magras.

Como se trata?

Face a uma complexa interacção de problemas emocionais e fisiológicos nos transtornos alimentares, o tratamento deve ser realizado por uma equipa médica. O objectivo primordial do tratamento é a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar com apoio psicológico. Em geral, é necessário alguma forma de psicoterapia para ajudar a paciente a lidar com a sua doença e com as questões emocionais subjacentes. A psicoterapia individual, terapia ou orientação familiar, terapia cognitivo-comportamental (uma psicoterapia que ensina os pacientes a modificarem pensamentos e comportamentos anormais) são, em geral, muito produtivas. Para o quadro de anorexia nervosa não existe uma medicação específica. O uso de antidepressivos pode ser eficaz se houver persistência de sintomas de depressão após a recuperação do peso corporal. O tratamento da anorexia nervosa costuma ser demorado e difícil. A paciente deve ser acompanhada após melhoria dos sintomas para evitar recaídas.

Como se previne?

Uma diminuição da pressão cultural e familiar com relação à valorização de aspectos físicos, forma corporal e beleza pode eventualmente reduzir a incidência desses quadros. É fundamental fornecer informações a respeito dos riscos dos regimes rigorosos para a obtenção de uma silhueta “ideal”, pois têm um papel decisivo no desencadear dos transtornos alimentares.

Established in 1971 in Lisbon, Portugal, Natiris emerged under the expertise of Seed Beauty®. Dedicated to ethical and accessible practices, we steadfastly adhere to cruelty-free standards. Our approach involves advanced, humane testing techniques that respect animal welfare, while meticulously ensuring the safety and quality of our products.

INFORMATION

Categories

Contact

A. Cancer of the Azores islands 16, 2735-557 Agualva-Cacém
Direitos Autorais ©2024 Natiris. Todos os Direitos Reservados
X
Add to cart