Cuscuz com cogumelos salteados, receita saborosa e saudável!

Cuscuz

Table of contents

Cuscuz é um ingrediente que permite fazer receitas simples e rápidas. Esta receita que partilhamos pode ser feita naqueles dias em que está com pressa ou sem ideias para cozinhar.
Por conter ingredientes de origem vegetal, esta sugestão é também adequada a quem segue uma dieta vegetariana.

 

Curiosidades sobre os ingredientes principais

O cuscuz é um prato típico do norte de África feito, sobretudo, à base de sêmola de trigo e água. Como tem um teor considerável de hidratos de carbono, é ideal para fornecer energia. No entanto, se optar por versões de cuscuz à base de sêmola de cereais integrais, conseguirá obter uma maior quantidade de fibra, que provoca uma sensação de saciedade por mais tempo.

O trigo é ainda rico em vitaminas A, B, D e K e minerais como magnésio, potássio, zinco, entre outros.
Relativamente ao segundo ingrediente principal, os cogumelos são uma boa fonte de proteína, selénio, fósforo e cobre. É também um alimento que pode ser incluído em dietas de perda de peso, pois tem baixo teor de gordura e poucas calorias (cerca de 30Kcal por cada 100 gramas).

 

Ingredientes necessários para a preparação:

  • Cogumelos, em quantidade da sua preferência
  • 200g de cuscuz
  • 3 cebolas
  • 20g de azeite ou outra gordura vegetal
  • Sal, pimenta e azeite
  • Salsa

Nota: as quantidades podem variar de acordo com as suas preferências. Se pretender trocar ou acrescentar outros legumes e temperos, também pode fazê-lo. O importante é compor um prato com ingredientes que goste.

 

Como preparar:

  • Coloque o cuscuz de molho em 225ml de água com sal. Deve fazer este procedimento alguns minutos antes de começar a organizar os ingredientes necessários para esta receita.
  • Prepare os restantes ingredientes. Lave bem os cogumelos, retire a parte que tem terra e comece a cortá-los. Faça o mesmo com cebolas, que devem ser cortadas em meias-luas.
  • Numa frigideira acrescente o azeite ou, se preferir, não adicione qualquer gordura e comece a saltear as cebolas junto com os cogumelos. Tempere a gosto.
  • Entretanto, numa panela a vapor, coza o cuscuz durante cerca de 5-10 minutos. Durante este processo, deve estar atento e ir mexendo com a ajuda de um garfo para evitar que os grãos fiquem colados.
  •  Após a cozedura, junte e envolva todos os ingredientes. Tempere com sal, pimenta, azeite e junte salsa de acordo com a sua preferência.

Nota: Pode cozinhar o cuscuz de uma outra maneira. Ferva durante 5 minutos água temperada com sal. Depois deite sobre o cuscuz e aguarde até a água ser totalmente absorvida. Após a absorção, solte os grãos com a ajuda de um garfo.

Como lhe indicamos no início, está é uma receita muito simples e prática. Pode ainda ser ajustada às suas preferências com a colocação de outros ingredientes. Lembre-se que o importante é fazer as escolhas certas para se alimentar de forma saudável e comer com gosto!

Established in 1971 in Lisbon, Portugal, Natiris emerged under the expertise of Seed Beauty®. Dedicated to ethical and accessible practices, we steadfastly adhere to cruelty-free standards. Our approach involves advanced, humane testing techniques that respect animal welfare, while meticulously ensuring the safety and quality of our products.

INFORMATION

Contact

A. Cancer of the Azores islands 16, 2735-557 Agualva-Cacém
Direitos Autorais ©2024 Natiris. Todos os Direitos Reservados
X
Add to cart